segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Guerra de Canudos e a dor do conselheiro
A 119 anos, Canudos foi destruida. De forma dramática, chegava ao fim um episódio que mexeu com as mais profundas emoções da alma sertaneja, e sem dúvida, uma das mais belas e desconhecidas passagens da aventura humana.
Na célebre comunidade fundada em 1893 por Antonio Conselheiro, o sofrido povo sertanejo buscou construir uma nova experiência de vida, sem policia e sem impostos, onde não havia patão e nem empregado e com o uso coletivo da terra, materializando assim o desejo ardente de construir com as próprias mãos, o sentido maior de realização na existência humana, que é de viver nao no enfrentamento e sim na comunhão com a vida, na plenitude da liberdade e da justiça social.
Em quatro anos, Canudos tornou-se a 2º maior cidade da Bahia, com mais de 25 mil habitantes (Salvador nessa época tinha 200 mil ), e esse extraordinário crescimento desagradava as elites fundiárias, a igreja e o governo republicano, que promoveram uma autêntica guerra civil, envolvendo os canudenses e mais de 12 mil soldados do exército brasileiro oriundos de 17 estados.
Após um ano inteiro de violentos combates, finalizado em Outubro de 1897, a cidade estava arrasada e 25 mil conselheiristas mortos, mas não houve rendição, canudos lutou ate o fim das ultimas forças. Terminava dessa forma , o grande sonho de uma comunidade no sertão baiano. Esses extraordinários acontecimentos se inscreveram definitivamente como um dos capítulos mais importante da história do Brasil, que a 119 anos depois, ainda emociona centenas de milhares de pessoas em todo o mundo.
" É chegado o momento para me despedir de vós; que pena, que sentimento tão vivo ocasiona esta despedida em minha alma, à vista do modo benévolo, generoso e caridoso com que me tendes tratado, penhorando-me assim, bastantemente. São estes testemunhos que me fazem compreender quanto domina em vossos corações tão belo sentimento!
Adeus povo, adeus aves, adeus árvores, adeus campos, aceita minha despedida, que bem demonstra as gratas recordações que levo de vós, que jamais se apagarão da lembrança desse peregrino"
(Antonio Conselheiro)
texto produzido por:
Messi Rodriguez, com base em viagens a canudos, e em estudos do mesmo.
quer conhecer mais sobre canudos e a guerra? leia o livro: os sertões, de euclides da cunha
Assinar:
Comentários (Atom)
15 conselhos amorosos para encontrar o amor em 2019
Muitas vezes, ficamos cegos e repetimos hábitos antigos que nos fazem ficar sempre no mesmo lugar e é nessa hora que conselhos amorosos s...
-
Muitas vezes, ficamos cegos e repetimos hábitos antigos que nos fazem ficar sempre no mesmo lugar e é nessa hora que conselhos amorosos s...
-
Provas de Redação: como garantir uma boa nota Algumas técnicas permitem que os candidatos aumentem suas chances de aprovação e ingresso ...

